Iniciativas politicas de âmbito municipal apresentadas pelo Bloco de Esquerda são aprovadas por unanimidade na Assembleia Municipal de Tavira.
O Bloco de Esquerda - Tavira levou à mais recente sessão da Assembleia Municipal (AM) de Tavira, realizada a 27 de fevereiro, a moção "Água - Algarve com futuro", onde manifestou preocupações relativamente à gestão da água e ao futuro do Algarve nesta matéria dado, consideram os bloquistas, verificar-se com regularidade a escassez deste bem público.
Os eleitos na AM de Tavira partilharam da preocupação expressa pelo Bloco de Esquerda e deliberaram apelar à sociedade civil para um consumo responsável da água através de uma campanha de sensibilização, de forma a garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos da região.
Ao mesmo tempo solicitaram ao Ministério do Ambiente a rápida procura de alternativas de captação/obtenção de água na região, garantindo a qualidade de vida dos algarvios e da sua economia.
Na mesma moção, a qual foi aprovada por unanimidade, é requerido à Câmara Municipal de Tavira, na qualidade de acionista maioritário da TaviraVerde, Empresa Municipal de Ambiente, a célere minimização das perdas anuais de água no concelho, cujos valores atingem cerca de 18% do total consumido.
Na mesma sessão foi ainda aprovado, e também por unanimidade, a recomendação de saudação ao Dia Internacional da Mulher. No documento apresentado pelo Bloco de Esquerda é assinalado que o caminho percorrido na luta feminista e pela igualdade de género tem de ser feito todos os dias, pelo que o dia 8 de março reveste-se duma dupla importância: lembrar as conquistas e avanços já alcançados na promoção dos direitos das mulheres e na igualdade de género, e em simultâneo assinalar tudo aquilo que ainda falta fazer, o caminho que falta percorrer.
Para o Bloco de Esquerda a luta das mulheres tem de ser a luta de todas as mulheres: trabalhadoras, desempregadas,
emigrantes e imigrantes, refugiadas, casadas, solteiras, mães, inférteis, escolarizadas, analfabetizadas, católicas, muçulmanas, judaicas, ateias, lésbicas, transexuais. Toda e qualquer mulher em qualquer parte do mundo exige o empenho e a mais profunda solidariedade.
Aqui pode consultada a moção "Água - Algarve com futuro", e aqui a recomendação de saudação ao Dia Internacional da Mulher.