Share |

5. UM PROGRAMA PARA A CULTURA

 

Promover a Cultura por todo o lado.

Face ao atraso cultural em que as gestões do PS deixaram Tavira, a adopção pela actual Câmara de uma política cultural, com a criação de um Departamento específico, com técnicos qualificados, um programa e dotação financeira, tornou possível uma mudança significativa na dinâmica cultural da cidade.

No entanto, foi essencialmente centralista e elitista. Dois “defeitos” que o BE pretende alterar, propondo-se reorientar a actividade do departamento de cultura para a função de mediador e animador da cultura.

Um programa cultural baseado na actividade das pessoas e colectividades.

Queremos o Departamento de Cultura, como uma infra-estrutura de mediador cultural, a dinamizar a produção cultural de Tavira sediada em associações, clubes e outras instituições, ou em projectos concretos de pessoas ou colectivos; Continuar a apoiar a existência do Cineclube e de um grupo de teatro residente; Promover a animação da actividade cultural de colectividades locais nas freguesias, criando uma dinâmica de rede e partilha de iniciativas; Reforçar a relação entre a Educação e a cultura, promovendo iniciativas de animação e produção cultural como parte do projecto educativo das escolas.

A Comunicação como Produção Cultural.

Promover e apoiar a produção cultural em torno da actividade de recolha, investigação e divulgação sobre o património local, reforçando a identidade cultural de Tavira; Completar o Projecto Museológico do concelho, mediante a urgente abertura dos núcleos arqueológicos da cidade; Envolver jovens nos tempos livres e férias, a partir das escolas ou de associações juvenis existentes, em actividades de guias e animadores em percursos naturais, percursos históricos e exposições.

Promover a cultura popular como factor de identidade.

Recriar do carnaval típico de Tavira, criando desafios à criatividade de colectivos de foliões que animem as nossas ruas; Retomar as características tradicionais de um S. João baseado nas ruas e nos bairros que motivavam a participação e atraíam visitantes pelas suas características de festa popular e animação; Apoiar a dinamização dos ranchos, promovendo a recolha e a pesquisa sobre as tradições. Envolver os ranchos locais na introdução das danças e cantares da região nas actividades educativas das escolas, promovendo a identidade cultural; Promover a divulgação da gastronomia e dos produtos regionais, como o queijo, mel, medronho, enchidos, etc.

Conselho Municipal de Cultura.

Criação de um Conselho Municipal de Cultura a integrar, tanto as colectividades e instituições com programa cultural, como cidadãos que exerçam actividade significativa no campo cultural em Tavira, sob coordenação da Câmara Municipal.

Democracia Digital.

Vivemos tempos marcados pela utilização das novas tecnologias de informação e comunicação. A disponibilização de serviços públicos gratuitos de acesso à rede global é fundamental para uma verdadeira democratização do acesso à produção de conhecimento e de conexão com as redes globais de informação e lazer. Propomos:

Adoptar o uso de software livre nos serviços públicos da autarquia; Criar um serviço público gratuito de acesso à internet no concelho, criando redes wifi a nível municipal; Criar um portal gratuito que integrará as páginas de associações com sede no Concelho de Tavira; Digitalizar o acervo histórico do concelho e proceder à sua divulgação.