Share |

Recordando - Em 27/02/2018 foi aprovada na AM de Tavira proposta do BE a propósito da preocupação atual com a falta de água no Algarve

Bloco Esquerda/Tavira

 

 “ÁGUA - ALGARVE COM FUTURO” 

A propósito da preocupação atual com a falta de água no Algarve:

O Bloco de Esquerda Tavira apresentou na Assembleia Municipal de Fevereiro de 2018 uma proposta relativa à água, e à necessidade de serem tomadas medidas de combate ao desperdicio e à sensibilização para o consumo responsável. Acrescente-se que a proposta foi aprovada, apesar de nada ter sido feito até agora. Consistia basicamente no seguinte: 

 

A água é um bem essencial para a existência de vida na Terra. A carência ou a abundância da água têm, ao longo dos séculos, levado à menor ou maior evolução dos povos. Estes, sempre optaram por fixar-se nos locais de maior abundância deste recurso e, usufruindo desta componente, evoluíram como sociedade. Na realidade, no Algarve a água é um bem cada vez mais escasso.

 

O Bloco de Esquerda /Tavira tem vindo há algum tempo a apresentar as suas preocupações quanto à gestão da água e ao futuro do Algarve nesta matéria, dado que se verifica regularmente uma escassez deste bem vital para a vida humana e particularmente para o Algarve e os algarvios. 

 

A influência mediterrânica com fracas precipitações, conjugada com o aumento exponencial do consumo dos últimos 50 anos, tem agravado a situação na região do Sotavento algarvio, onde Tavira se insere. Estes factores evolutivos, conjugados com o desperdício e a má utilização, criam um cenário na região, e particularmente no concelho de Tavira, que deve ser rapidamente combatido.

O consumo médio em Portugal, e também no concelho de Tavira, é bastante acima da média mundial, aumentando a dificuldade de recursos dado que Portugal é um país com escassez de água, principalmente o Algarve

 

 

 

 

 

A Assembleia Municipal de Tavira, reunida a 27/2/2018, delibera: 

 

⦁ Manifestar a preocupação quanto ao futuro do Algarve, no contexto das reservas de água existentes, apelando à sociedade civil a um consumo responsável deste bem escasso e precioso, através de uma campanha permanente de sensibilização, de forma a garantir por este meio a sustentabilidade das gerações futuras e a viabilidade económica do Algarve. 

 

⦁ Solicitar ao Ministério do Ambiente a rápida procura de alternativas de captação/obtenção de água no Algarve, criando desta forma condições para uma solução de médio prazo para a preocupante escassez de água na região, preservando assim a qualidade de vida dos algarvios e da sua economia. 

 

⦁ Requerer junto da Câmara Municipal de Tavira, enquanto acionista maioritário da TaviraVerde , Empresa Municipal de Ambiente, uma célere minimização das perdas anuais de água no concelho, cujos valores atingem cerca de 18% do total consumido. 

 

Ainda aguardamos a execução das medidas propostas ...