Share |

Reunião do Bloco Esquerda com a DocaPesca

Decorreu na passada segunda-feira (4/2) mais uma reunião do Bloco de Esquerda com a DocaPesca, tendo sido abordados vários temas da área do Sotavento Algarvio.

Quanto a Tavira foram abordados diversos assuntos, alguns dos quais tinham já sido referenciados na última reunião com esta entidade:

Tavira -

Lota de Tavira – A obra está parada e devido aos problemas de estruturação será relocalizada para outra zona, já definida.

Assoreamento da barra de Tavira- Apesar de não ser competência da DocaPesca, o Bloco de Esquerda apresentou as suas preocupações pelo cada vez maior assoreamento da barra com as consequentes dificuldades e perigos para os pescadores.

Sedimentos do Gilão – Foi também indicada a preocupação dos pescadores quanto ao local utilizado para as descargas dos sedimentos, isto é, a menos de uma milha da costa.

Santa Luzia/Cabanas

Portões nos passadiços de Santa Luzia e Cabanas – Foi informada a Docapesca que os portões colocados em Dezembro de 2018, são exíguos para a passagem dos carros com o pescado. Os portões são mais estreitos que os passadiços.

Electrificação dos passadiços – Os passadiços de Santa Luzia foram electrificados mas o passadiço de Cabanas ainda não foi. Aguarda-se a intervenção.

Lota de Santa Luzia – Como previsto será projectada a intervenção em 2019 e a obra será realizada em 2020.

Local de ancoragem para a descarga do pescado em Santa Luzia – Devido a que os barcos de Tavira têm de descargar em Santa Luzia foi disponibilizado um local para esse efeito, no entanto , esse local está permanentemente ocupado , dificultando as descargas. Foi informada a DocaPesca desta situação. Irá ser resolvido.

Local para descarga de redes – Em Cabanas há a necessidade de criar-se um local para os pescadores colocarem as redes para reparação. A Docapesca foi informada e serão efetuadas as diligências para resolver o problema.

Este trabalho é fruto de várias reuniões com a Associação de Pescadores e visitas às comunidades piscatórias. Continuaremos a lutar pela melhoria das condições dos Homens da Pesca.